domingo, 20 de junho de 2010

Tecnologia 3D



Fui ver o meu primeiro filme e 3D no cinema fiquei estupefacto com as imagenges exibidas na terceira dimensao, sem duvida vai ser a febre dos proximos tempos!

Embora esta tecnologia só agora tenha começado a se desenvolver, seus princípios e as primeiras experiências já têm mais 50 anos, em1952 nos Estados Unidos, foi exibido o primeiro filme em 3D nos cinemas, que causou furor no público, claro nada como é apresentado nas modernas salas de hoje em dia.

Afinal, como é feito o 3D e por que vemos em três dimensões?

A terceira dimensão não existe, é apenas uma ilusão da sua mente. Literalmente. E isso é possível graças a um fenômeno natural chamado estereoscopia. Apesar do nome complicado trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.

Seu cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e, nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.

Para que isso seja possível, no entanto, a captação dessas imagens não é feita de uma forma qualquer. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista.

A câmera estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada a cerca de seis centímetros uma da outra (já que essa é a distância média entre os olhos de uma pessoa). E nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento (que deve ser exatamente o mesmo) e o ângulo relativo entre elas.

Ja esta a ser exibida muitos filmes em 3D, vale a pena ver um conteudo 3D, a minha proxima expriencia vai ser um jogo de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário