sábado, 6 de março de 2010

Aquecimento Global



Aquecimento Global

O Aquecimento Global é o aumento médio da temperatura oceânica e do ar perto da crosta terrestre que se tem sentido recentemente e há possibilidades de aumentar durante o corrente século.

O sistema climático muda como sendo uma reacção a factores externos com:

- Variação na sua órbita em torno do Sol;

- Erupções vulcânicas;

- Aumento da concentração de gazes do efeito de Estufa na atmosfera.

Este último é a única onde o homem, considerado por muitos como sendo o parasita do nosso Planeta azul tem influências directas.

Vamos ver como é que o homem influencia na alteração do efeito de estufa:

1º - O efeito de estufa é um fenómeno natural que consiste em absorção da radiação solar emitido pela crosta terrestre por parte de gazes como o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, CFC's.

"O feito de estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida na terra como a conhecemos não poderia existir.

Apesar disso serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida."

Este aumento dos mesmos gazes anteriormente referido deve-se especialmente a combustão de combustíveis fósseis, a desflorestação, ao número de indústrias e ao consumismo desmesurado.

E se aumentar-mos os gazes na atmosfera estamos a aumentar a retenção de calor por parte dos mesmos gazes o efeito estufa o que vai reflectir no aumento do aquecimento do planeta.

Para além do aumento de gazes de estufa, outras alterações como por exemplo, maior uso de águas e do solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição.

Fenómenos naturais tais como variação solar combinados com erupções vulcânicas provavelmente levaram a um leve efeito de aquecimento na época pré-industrial até 1950, mas um efeito de esfriamento global a partir dessa data.

Consequencias:

As consequências provocadas pelo Aquecimento Global são os que se tem visto a sentir desde a revolução industrial, como:

- Algumas espécies são forçadas a sair dos seus habitas aumentando a possibilidade de extinção.

-Nas zonas frias como na Escandinávia e Inglaterra o clima tem a tendência de apresentar cada vez mais fio porque a corrente oceânica do atlântico norte que arrefece o canal existente entre estes dois países tende a diminuir.

-Ainda o Aquecimento global implica o aumento do nível da agua do mar devido a expansão térmica da agua dos oceanos;

-Repercussões na agricultura;

-Possível desaceleração termoalina (circulação oceânica);

-Redução da camada de Ozónio;

-Aumento da intensidade e frequência dos furacões;

-Baixa do pH no oceano e;

-Propagação de doenças como a malária e o adengue.

-Derretimento de calotes polares e camadas de gelo sobre montanhas; são ainda mais afectados pelas mudanças climáticas do que camadas de gelo na Gronelândia e Antárctica, que não se era que contribua muito como se previa para o aumento da água do mar por estarem em climas muito frios, e de baixos precipitação de derretimento. Não se prevê que as camadas de gelo nos pólos se derretem ate o final do século, caso isso acontecesse o nível da água do mar aumentava em muitos metros.

Entretanto, o aquecimento global também pode ter efeitos positivos, uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecossistema. Estudos mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982. Por outro lado a quantidade de biomassa produzida não é necessariamente muito boa, visto que leva a desaparecimento de algumas espécies que esteja florescendo. Prevê que 18 a 35% de espécies de animais e plantas serão extintas ate 2050.

-O aquecimento da superfície favorecerá um aumento da evaporação nos oceanos o que fará com que haja na atmosfera mais vapor de água. O que proporciona cada vez mais o aumento do efeito de estufa e com que o aquecimento da superfície seja reforçado. Mas mais humidade na atmosfera por outro lado favorece o arrefecimento. Por outro lado.

-Por outro lado, o aumento da evaporação poderá provocar pesados aguaceiros e mais erosão. E isso provoca resultados mais extremos no clima, com o progressivo aquecimento global.

Daqui a 100 anos prevê um aumento entre 14 a 43cm, nada mau!

Nenhum dos efeitos produzidos pelos factores condicionantes para o aumento climático é instantâneo devido a inércia térmica dos oceanos e lenta resposta de outros efeitos directos ao clima actual da terra não se encontra em equilíbrio como condicionamento que lhe é imposto.

Quer isso dizer que se os gazes de estufa s estabilizarem hoje a Terra continuaria a aquecer por algum tempo.

Por isso vai pensando o que deves fazer para ajudar o nosso magnifico HOME chamado Planeta!

Biografia: http://www.wikipedia.org/