sábado, 12 de junho de 2010

Vuvuzelas

A vuvuzela tornou-se popular na África do Sul na década de 1990. Em 2001, a empresa sul-africanos Masincedane Sport começou a produzir em massa uma versão de plástico. Requerem um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante. A utilização da vuvuzela é característica dos jogos entre grandes equipas de futebol sul-africano como o Kaizer Chiefs e o Orlando Pirates. As vuvuzelas da torcida dos Chiefs são amarelas e vermelhas, enquanto as da torcida dos Pirates são magenta cor de tijolo.

A Vuvuzela tem sido alvo de controvérsia devido aoinstrumento causar danos auditivos graves e permanentes, e por ser um disseminador de doenças (agripe em particular, mas podendo ser qualquer germe) substancialmente mais perigoso do que tossir ou falar. É também perigosa para animais, visto que estes possuem geralmente uma audição mais sensivel, podendo criar situações depânico e terror além de danos mais sérios em comparação com humanos.

Em Portugal foi adotado por uma empresa fornecedora de combustível como apoio a selecção nacional portuguesa.

Acho boa ideia. Porque caso contrario o som das vuvuzelas podiam prejudicar o desempenho dos jogadores, sendo assim os ruidos que poderiam ser erritantes passam a ser sons de apoio.

Vamos la Portugal! Particularmente nao sou apoiante da seleção Portuguesa mas tenho um enorme respeito pela mesma, por razoes obvias...

Em Cabo Verde cada um escolhe uma seleção para apoiar, a maioria apoia a seleção Canarinha e eu nao sou excecao, fui enfluenciado pelo meu irmão quando era criaça.

A seleção Argentina deve ser a segunda mais apoiada no nosso pequeno arquipelego.


Wayne Rooney leva almofada para a África do Sul.


A estrela da selecção inglesa sonha com a conquista do Mundial, mas ninguém imaginava que Rooney levasse a sua almofada para a África do Sul.

O jogador de 24 anos já admitiu que gosta de dormir no avião. Por isso, a embarcar para o Mundial de África do Sul (uma viagem de 12 horas) Rooneylevou a sua almofada. O ex-colega de Ronaldo garante que as vibrações do avião ajudam-no a dormir... Entre os 23 eleitos de Fabio Capello, o italiano que é seleccionador de Inglaterra, estava David Beckham. O jogador está aleijado, mas será usado como amuleto da sorte... Antes do voo, a equipa inglesa descansou na Suite Real do aeroporto, normalmente reservada aos elementos da família real.